12 outubro, 2006

Homeopatia

homeopatia

O conceito de homeopatia, foi criado em 1755 pelo Dr. Samuel Hahnemamm, significa, traduzido à letra, "curar pelo semelhante".

A homeopatia baseia-se no princípio de que o que provoca a doença, provoca a cura ou na teoria de que o semelhante cura o semelhante. Assim usa doses mínimas de substâncias (as quais em doses normais provocariam doença - sintomas desta) para curar essa doença. As doses usadas são tão baixas que há quem diga que já não existe qualquer partícula dessa substância no medicamento final mas o que se verifica é que ele mesmo assim é eficaz e a atestar isso está a forte expansão e reconhecimento que homeopatia está a ter por todo o mundo.

A homeopatia não reprime os sintomas, mas sim, apoia o organismo, como um aliado eficaz a proteger a sua própria saúde, em harmonia com todas as suas forças vitais. Deste modo, é o próprio organismo a abrir caminho e a lutar pela recuperação da saúde perdida.

Existem no mercado mais de 2.000 remédios homeopáticos são preparados a partir de substâncias puras dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal, que são listadas nas farmacopeias de quase todos os países e segundo uma técnica própria, sendo os nomes dos medicamentos são escritos em latim.

Os medicamentos e/ou remédios homeopáticos geralmente são apresentados sob a forma de grânulos, tabletes e líquidos. São preparados em laboratórios em condições credenciados e com elevada qualidade.

Katia Baptista

(Fonte: Escola Superior de Biologia e Saúde)

Sem comentários: