"Não há dor onde há livre fluxo: se há dor não há livre fluxo.” A acupunctura é a técnica mais conhecida da Medicina Tradicional Chinesa. Toda a Medicina Chinesa assenta no pressuposto de que, para além do corpo visível, dos órgãos e dos vários sistemas, existem canais subtis por onde circula a energia (o Chi) e que as perturbações na forma como o Chi circula são a causa primeira dos principais desequilíbrios a que chamamos doença.
Aos canais por onde circula a energia a Medicina Chinesa chama meridianos, e eles estão desde há muito mapeados para todo o corpo humano.
A acupunctura aplica-se em pontos bem determinados dos meridianos, pontos que se sabe estarem mais directamente relacionados com certos órgãos. A localização desses pontos tem vindo a ser feita ao longo de milhares de anos, e foi recentemente confirmada por pesquisas electromagnéticas com aparelhagem ocidental.
Esses pontos são usados para palpação, para diagnóstico, para acupunctura e para Massagem Tuina. Essas intervenções visam harmonizar os órgãos e sistemas em desequilíbrio (determinados por diagnóstico feito por um Especialista de MTC).
As agulhas filiformes inseridas nos pontos de acupunctura podem ser manipuladas segundo diferentes técnicas, de acordo com o objectivo do tratamento.
Graças às suas múltiplas indicações e à ausência de efeitos secundários, a acupunctura tem hoje uma projecção mundial, sendo mesmo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - para tratamento de múltiplas doenças.
(FONTE: Escola Superior de Biologia e Saúde)
Sem comentários:
Enviar um comentário